12 de julho de 2012

Vida, morte e fuga de Josef Mengele

                Para conhecer um pouco mais sobre a vida do Dr. Josef Mengele, compartilhamos aqui um documentário realizado por uma equipe de tevê, do canal fechado History, que, acompanhados de um historiador e escritor especializado em nazismo que estuda sobre a vida de Josef a mais de trinta anos, realizam uma viagem onde detalham cada etapa da vida de Mengele, indo à sua cidade natal, Gunzburg, na Alemanha, para obter mais informações, e aos demais lugares por onde passou ao longo de seu crescimento e aonde realizou seus experimentos com seres humanos, e, além disso, recebem a opinião de muitos especialistas durante esta investigação, com um deles os conta, logo quando chegam à Alemanha, de que Mengele fazia parte de uma família muito tradicional e renomada na cidade onde moravam, cheios de posses como uma grande fábrica e por prestarem ajuda à cidade, recebiam homenagens como nomeações de ruas com o sobrenome da família. 
                     A partir deste momento, onde tudo é estudado deste o princípio, notam-se pequenos detalhes que podem ter influenciado para ele ter trilhado o caminho de assassino, como um aparente afastamento da mãe em sua infância, na época da II Guerra, onde o nazismo começava a surgir com força total na Alemanha e fazer a cabeça de todos. Através de uma visita à antiga universidade onde ele havia se formado em medicina, tomamos conhecimento de como alguns medicamentos chegavam aos campos de concentração para serem testados, pois periodicamente ele visitava o mesmo e tinha acesso a estas amostras, as quais escolhia algumas para serem enviadas. Além disso, explica-se o fato de por quê o nome " Anjo da Morte" outra maneira como também podem ser chamados estes médicos, e temos como definição por um especialista de que o Anjo da Morte é a figura que a pessoa vê um minuto antes de morrer, e depois disso nao há mais nada. 
                 É visto também um pouco sobre suas experiências, os tipos que ele realizava, e que mesmo sendo formado como médico com dois diplomas, seu objetivo nunca fora curar alguém, muito pelo contrário, torturá-los fazendo-os sofrer. Por fim, temos a representação da fuga de Josef da Alemanha, na tentativa de esquecer o passado e começar sua vida do zero. Embarcou em um cruzeiro passando por algumas cidades do Brasil, e por fim acomodando-se na Argentina por algum tempo. Depois morou por cerca de vinte anos na cidade brasileira de Bertioga, sobre nome falso, e alguns anos após sua morte, seu corpo passou por diversos exames para comprovação de que era realmente Josef Mengele, o que foi constatado e a notícia de sua morte surpreendeu o mundo todo, que sempre carregarão consigo a imagem de como ele foi um ser cruel e desumano.

Nenhum comentário: